terça-feira, outubro 31, 2006

Mudança climática e seus efeitos econômicos

A pedido do governo britânico, o ex-economista-chefe do Banco Mundial, Nicholas Stern, produziu um relatório de revisão onde expos a correlação das alterações do clima no planeta, e seus efeitos econômicos extremamente negativos. Abaixo, em tradução livre, o resumo do resumo com as conclusões do estudo:


Empregando os resultados de modelos econômicos formais, a Revisão estima que, se não agirmos, os custos e riscos gerais da mudança climática serão equivalentes a perder no mínimo 5% do produto bruto global a cada ano, agora e para sempre. Se uma gama maior de riscos e impactos for levada em conta, as estimativas de perdas podem subir para 20% do produto, ou mais. Em contraste, os custos da ação - reduzir emissões de gases-estufa para evitar os piores impactos da mudança climática - podem ser limitados a cerca de 1% do produto global anual.
Os investimentos que forem feitos nos próximos 10 a 20 anos terão efeito profundo no clima da segunda metade deste século e do próximo. Nossas ações no presente e nas décadas vindouras podem trazer o risco de uma grande ruptura da atividade econômica e social, em escala similar à associada com as grandes guerras e com a depressão econômica da primeira metade do século XX. E será difícil ou impossível reverter essas mudanças.

clique no link para visualização do resumo (em inglês) :

Nenhum comentário: