quarta-feira, setembro 06, 2006

So What







"The difference between me and other musicians is that I've got charisma"








1959. Ano de grandes perdas para a música americana e mundial. Um acidente aéreo vitimou os jovens rockers Buddy Holly, Richie Valens e The Big Bopper. O mundo do jazz chorou as partidas do saxofonista Sidney Bechet, e da sublime e controvertida Lady Day, Billie Holiday. Na esfera política, a morte mais significativa foi de John Foster Dulles, o Secretário de Estado Americano desde 1953 sob o governo Eisenhower. Dulles foi um dos fundadores da Otan e sua política internacional contribuiu para o recrudescimento das relações bipolares em tempos iniciais de guerra fria.
Propaganda e cinema consolidaram o american way of life como um grande poder de influência, na década que talvez tenha assistido o ápice do sonho americano. A prosperidade econômica possibilitou o advento da chamada sociedade de consumo, formaram-se os subúrbios da emergente classe média, como resultado da pressão demográfica urbana.
Indiferente a tamanha euforia nacionalista, Miles Davis soprava a plenos pulmões: So What? Articulado, sabia bem que à seus irmãos negros restava o pesadelo da subjugação, sendo considerados cidadãos apenas quando do oferecimento militar de suas carcaças, ou de sua força e suor na expansão do pujante novo império.
Este vídeo magistral é parte de um programa do canal de TV CBS, dirigido por Jack Smight (o mesmo diretor de Aeroporto), apresenta Miles e seu primeiro grande quinteto no auge do entrosamento. John Coltrane, Wynton Kelly, Paul Chambers, Jimmy Cobb e Gil Evans e sua orquestra em total sintonia com o carismático líder, que, enquanto observa os solos de Coltrane, fuma seu charuto em característica postura blasé, sofisticação européia diria Bird.
Neste mesmo ano, a ilha caribenha fornecedora de seu fumo iniciava a jornada utópica do comunismo. Por aqui vivia-se um período
célebre, com a conquista da primeira Copa do Mundo, o estouro da Bossa Nova e o plano de metas de Juscelino.
Tal obra, só poderia ser fruto de uma época permeada de encanto. Mesmo que efêmero, superficial ou até ilusiório, ainda assim existiu e moveu as paixões daquela geração.

Bom proveito.



Nenhum comentário: