segunda-feira, setembro 22, 2008

Manso touro.


A região de Wall Street é estranha, e um tanto paradoxal. Paira no ar um sentimento de constante tensão. Pessoas apressadas, sozinhas, ou mesmo em pares, trios, turmas, mas quase nunca conversando entre si, sempre com um interlocutor do outro lado da linha do celular. É patente que coisas muito importantes acontecem naqueles "becos", mas o paradoxo é que por estar geograficamente próxima aos limites de Manhattan, o tráfego da "massa operária" nas imediações é constante e inevitável. Os trabalhadores que viabilizam a ilha ser o que é, precisam transitar por ali para retornar para o Brooklin ou Jersey, transformando a fotografia do local em algo bem contrastante.
Na sexta-feira 12, pré-catástrofe, Wall Street foi invadida por limusines pretas, à hora do rush. Uma reunião de emergência foi convocada para se discutir a complicadíssima situação dos bancos de investimentos Lehman Brothers e Merrill Lynch. A tal reunião era pra ser secreta, mas o mercado em frenesi esperava soluções mágicas das autoridades responsáveis pela organização e cumprimento de regras das instituições. Não houve mágica e os castelos de cartas marcadas ruíram na segunda 15/09. Hank Paulson não liberou a verba para salvar o Lehman...
Num belo artigo da última quinta-feira no Último Segundo, Alberto Dines sugeriu trocar os animais-simbolo da bolsa de NY, o Urso deprimido dos tempos de baixa e o Touro indomável dos tempos de alta, pelo Chimpanzé para coçar a cabeça e pensar.
Estão tentando de tudo para esconder o urso, mas a verdade é que o touro está mansinho, mansinho...

Nenhum comentário: