segunda-feira, janeiro 14, 2008

Black and proud!


"Conspicuous consumption of valuable goods is a means of reputability to the gentleman of leisure."
Thorstein Veblen



EUA, 1984. Pouco mais de duas décadas após os grandes conflitos raciais, estréia na NBC um seriado no qual todos os protagonistas são negros. The Bill Cosby Show foi um dos maiores sucessos de todos os tempos da televisão norte-americana. Retratava com inteligência e uma verve cômica irretocável, vários aspectos da rotina de uma família negra e de classe média. Pode-se afirmar que, em paralelo ao movimento do Hip Hop que eclodira no início dos anos 80, Bill Cosby (que sempre foi ativo da "causa racial") foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do orgulho e visibilidade dos afro-descendentes na sociedade americana desde então. Contudo, grande parte da engajada comunidade negra americana, torce o nariz para Cosby desde seu controvertido discurso numa celebração na NAACP (National Association for the Advance of Colored People)em maio de 2004, onde dentre outras coisas, criticou severamente os irmãos da cor que preferem destinar seus recursos na ostentação visual, em detrimento a um maior investimento em educação e saúde própria ou de sua prole. Mas afinal, esquecendo o cenário dos clipes de rap, o negro americano é realmente mais suscetível a cair nos encantos dos supérfluos artigos de luxo? Utilizando dados de pesquisa de consumo compreendendo o período de 1986-2002, os economistas Kerwian Charles, Erik Hurst (ambos da Universidade de Chicago) e Nikolai Roussanov (Universidade da Pennsylvania), apontam positivamente que sim, negros e hispânicos consomem mais "artigos visuais" (roupas, carros e jóias) que os brancos de renda equivalente. O estudo Conspicuous Consumption and Race, aponta um impressionante delta de 30% a mais na pressão consumista dos negros e hispânicos em relação aos seus pares brancos, contudo, não aborda o tema como algo relativo à uma "fraqueza inerente" (biológica) aos apelos publicitários, mas sim partem para uma vertente mais sociológica, baseados nas teorias sócio-econômicas de Veblen, onde o consumo é sinal de reconhecimento e sucesso financeiro. Como forma de compensar o preconceito e indiferença dos americanos "puros", as minorias precisam encontrar ferramentas para se sentirem mais importantes? Faz sentido.

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